Buscando dicas para fazer trilhas e se aventurar em meio à natureza? Essa é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de sair da rotina e passar o tempo.
Porém, essa experiência pode se tornar um verdadeiro desastre caso você não se prepare com antecedência e siga as orientações certas.
Como especialistas em aventuras off road, separamos ótimas dicas que vão agregar mais diversão, segurança e organização aos seus passeios na natureza.
Vem com a gente!
5 dicas para fazer trilhas
Confira, a seguir, um passo a passo que vai te ajudar no momento da preparação e durante o trajeto:
1. Planejamento antecipado
Toda boa aventura deve começar com um bom planejamento.
Afinal, faz parte da organização pesquisar sobre a trilha, seu nível de dificuldade, os obstáculos no caminho, o tempo de duração da caminhada e outros detalhes.
Assim, ficará muito mais fácil determinar outros pontos essenciais, como equipamentos, vestimentas, alimentação e pontos de parada, por exemplo.
Além disso, a partir dessas informações iniciais você poderá determinar se tem condicionamento físico e habilidades para completar o trajeto, além de ser o momento ideal para definir quem vai te acompanhar e se vocês precisarão de um guia especializado.
Por fim, lembre-se de checar a previsão do tempo alguns dias antes e evitar surpresas desagradáveis.
2. Checklist de itens
Ao definir o local onde você vai fazer a trilha, prepare um checklist com todos os itens necessários.
Aliás, lembre-se que fazer uma trilha de poucas horas dentro da sua cidade ou região é muito mais simples do que passar vários dias em caminhada no meio da natureza.
Por isso, é muito importante que você siga o passo anterior para, então, definir o seu checklist de itens.
Veja, a seguir, o que recomendamos que você carregue:
Trilhas simples de curta duração:
- Mochila
- Água
- Lanches
- Roupa adequada
- Calçado adequado
- Roupa de banho (se necessário)
- Kit primeiros socorros
- Repelente
- Protetor solar
Trilhas complexas de longa duração:
- Mochila
- Água
- Comida
- Roupa adequada
- Calçado adequado
- Roupa de banho (se necessário)
- Muda de roupas
- Kit primeiros socorros
- Repelente
- Protetor solar
- Saquinhos ziploc
- Bastão de caminhada
- Barraca
- Saco de dormir
- Isolante térmico
- Lanterna
- Toalhas
- Pilhas
- Sacolas de lixo
- Ferramentas
Não deixe de personalizar a sua lista de acordo com as características da sua aventura!
3. Roupas e calçados adequados
Escolher as roupas e calçados adequados é um dos pontos mais importantes para fazer uma trilha segura e confortável.
Afinal, esses itens devem “trabalhar para você” durante o trajeto, e não atrapalhar a caminhada.
Sendo assim, veja nossas dicas de acordo com cada peça:
- Camiseta: aposte em camisetas leves e confortáveis, com tecido respirável. Além disso, algumas marcas investem em confecções com tecnologia de proteção UV, excelentes para proteger contra o sol. De preferência, escolha os modelos de manga longa para evitar picadas de insetos.
- Calça: calças cargo ou leggin são os modelos mais adequados para trilhas, mas o mais importante é evitar tecidos duros ou apertados, como o jeans ou a sarja. Shorts e bermudas são bem vindos em trilhas fáceis e de curta duração.
- Casaco: por incrível que pareça, o casaco pode determinar o sucesso ou fracasso de uma trilha. Afinal, quando necessário, é uma das peças de vestuário mais importantes para o trilheiro se manter quente e confortável. Sendo assim, pesquise modelos Anorak, jaquetas ou corta-vento, levando em conta as condições climáticas do seu destino.
- Calçado: assim como o casaco, o calçado também pode ser fator determinante para completar o trajeto. Para longas caminhadas, o ideal é investir em tênis de trekking, que contam com características específicas para estes fins, como solado alto e impermeabilização. Por outro lado, em percursos curtos, um tênis simples pode resolver. Tente evitar sandálias, sapatilhas e chinelos.
- Acessórios: por fim, complete o outfit trilheiro com chapéu ou boné, óculos de sol, meias confortáveis e acessórios de inverno, caso vá fazer trilha no frio ou na neve.
4. Segurança em primeiro lugar
Sabemos que muitas paisagens tentadoras podem surgir no caminho, mas lembre-se: a sua segurança deve ser a prioridade número um.
Para aproveitar ao máximo o percurso, peça informações aos moradores locais, fique atento às sinalizações das trilhas, siga as orientações dos guias e, acima de tudo, respeite seus próprios limites e a natureza ao redor.
Cuide-se e aproveite com responsabilidade!
5. Descanso necessário
Respeitar os seus limites físicos também significa fazer pausas para descansar.
Sendo assim, pesquise a disponibilidade de lugares para dormir ou apenas relaxar durante algumas horas – muitos parques nacionais oferecem essa possibilidade.
Considerando o pernoite, um trailer ou camper pode ser um dos equipamentos mais incríveis para uma experiência completa na natureza.
Afinal, enquanto você faz o trajeto a pé, outra pessoa pode cumpri-lo dirigindo e, ao final do dia, vocês se encontram para descansar e se preparar para o próximo trajeto.
Legal, né?
Se você é um trilheiro nato, vai gostar de explorar os modelos de trailers, camper e barraca de teto da Carbo Campers.
Sem dúvidas, você vai se impressionar com a capacidade dos equipamentos oferecerem o conforto e o descanso necessários após um dia de atividades outdoor.
Solicite orçamento ou tire suas dúvidas entrando em contato com a nossa equipe!